Foi confirmado no Maranhão no início da noite dessa quarta- feira 10 de agosto, o primeiro caso de Monkeypox ( nome científico da vários dos macacos).
Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente é um homem de 42 anos sem histórico de viagens e com comorbidades. Ele reside na capital São Luís e está internado no hospital estadual Carlos Macieira.
A vítima foi levada ao hospital Municipal de São Luís no último dia 5 de agosto. O paciente apresentava febre, dor no corpo, fraqueza muscular e erupções na pele fraqueza muscular, dor, febre e lesões. Já no dia 6 ele foi encaminhado ao hospital estadual. O seu estado de saúde é considerado estável.
Nós últimos meses tem aparecido vários casos suspeitos, mas esse é o primeiro a ser conformado pelas autoridades de saúde que seguem acompanhando o caso do paciente infectado.
Em São Luís uma criança de cinco anos deu entrada no hospital com sintomas da doença, e após avaliação, foi descartado.
Outras duas pessoas apresentaram sintomas parecidos. O último caso descartado foi no dia 17 de julho na cidade de Balsas.
Na fase inicial a doença cinstima apresentar os seguintes sintomas: dor de cabeça, febre, calafrios, ínguas inchadas, dores nos músculos e cansaço.