Um caminhoneiro de 56 anos morreu após a explosão de um pneu de caminhão durante um procedimento de calibragem, na última quarta-feira (2), em uma borracharia na cidade de Matrinchã, no interior de Goiás. A vítima foi arremessada no ar com a força do impacto e morreu na hora. Assista ao vídeo no final do texto que mostra o momento da explosão.
De acordo com testemunhas, o homem saiu do município de Padre Bernardo e dirigiu por mais de cinco horas até a oficina, onde iria buscar uma caçamba comprada para seu caminhão. Ele utilizava um compressor emprestado do próprio local no momento em que o pneu estourou.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento da explosão. A vítima, usando uma camisa azul, aparecia inflando o pneu quando houve o rompimento repentino da câmara de ar. A pressão foi tão intensa que peças se espalharam pelo chão, e o corpo do caminhoneiro foi projetado no ar.
A Polícia Civil de Goiás informou que o pneu instalado no veículo havia sido levado pelo próprio motorista. A suspeita inicial é de que ele tenha apresentado defeito de fábrica ou passado por reparos irregulares antes da instalação.
O caso está sendo investigado e, caso fique comprovado que houve manutenção inadequada, o proprietário da borracharia poderá responder por homicídio culposo — quando não há intenção de matar, mas existe negligência ou imperícia.
Profissionais que atuam no setor alertam que pneus de caminhões exigem cuidado redobrado, especialmente durante procedimentos como a calibragem, que deve ser feita apenas com equipamentos em boas condições e por pessoas capacitadas. Assista o momento do incidente logo mais abaixo: