O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (24), durante entrevista à imprensa na Indonésia, que “traficantes são vítimas dos usuários também”, ao comentar as ações do governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, voltadas ao combate do tráfico internacional de drogas na Venezuela. Assista ao vídeo das declarações do presidente no final do texto.
Segundo Lula, o enfrentamento às drogas exige cuidado tanto com aqueles que vendem quanto com quem consome. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o presidente. Ele acrescentou que existe uma troca entre quem vende e quem compra, e que essa relação precisa ser considerada nas políticas de combate às drogas.
O comentário ocorre em meio ao aumento das movimentações militares dos Estados Unidos no Caribe, sob a justificativa de combater cartéis internacionais. Recentemente, Donald Trump chegou a sugerir a possibilidade de uma ofensiva terrestre na Venezuela, embora não tenha detalhado como ela seria conduzida.
Lula também criticou a declaração do ex-presidente norte-americano, que afirmou que “apenas mataria as pessoas que estão trazendo drogas para o país”. “Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender, julgar, saber se a pessoa estava ou não traficando, e aí você pune de acordo com a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado”, afirmou o presidente brasileiro. Assista ao vídeo logo mais abaixo.
