Rádio Toc City
no ar

PF cumpre mandados de busca e apreensão em Palmas contra suspeitos de corrupção eleitoral nas eleições de 2024



A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (9), a Operação Sufrágio Limpo para investigar suspeitas de corrupção eleitoral envolvendo a campanha de candidato a vereador nas eleições municipais de 2024, em Palmas, no Tocantins.

Durante a ação, agentes federais cumprem dois mandados de busca e apreensão na capital tocantinense. As ordens judiciais foram expedidas pelo 2º Juízo das Garantias do Núcleo I da 5ª Zona Eleitoral e fazem parte das diligências voltadas ao aprofundamento das apurações. A identidade dos alvos desta operação, até o momento não foram divulgadas.

A investigação tem como objetivo identificar todos os envolvidos em possíveis práticas ilícitas, reunir provas que ajudem a esclarecer os fatos e recuperar recursos que possam ter sido utilizados de forma irregular durante a campanha eleitoral. As apurações se concentram em condutas que teriam ocorrido ao longo do pleito de 2024, com foco na preservação da lisura do processo eleitoral e do direito de escolha do eleitor.

Os investigados podem responder por corrupção eleitoral, crime que prevê pena de até quatro anos de prisão, além de sanções previstas na legislação eleitoral, como multas e eventual inelegibilidade. Segundo a Polícia Federal, esse tipo de prática compromete a igualdade de condições entre os candidatos e afeta diretamente a liberdade do voto.

O nome da operação, Sufrágio Limpo, faz referência à defesa do voto livre e consciente e à proteção do processo democrático. A iniciativa se soma a outras ações já realizadas no Tocantins com o objetivo de combater irregularidades eleitorais e reforçar a transparência nas eleições.

Postagem Anterior Próxima Postagem