Jalwe

Ex-aliados se enfrentam nas urnas: Itelma Belarmino rompe com Irmão Doda e entra na corrida pela prefeitura de Santa Terezinha

Santa Terezinha do Tocantins, no norte do estado, está se preparando para uma eleição municipal acirrada. A professora Itelma Belarmino, ex-prefeita da cidade, anunciou nesta quarta-feira, 3, sua pré-candidatura à prefeitura. O anúncio foi feito ao lado do deputado estadual Jair Farias, do pré-candidato a vice Chico Neves, vereadores e lideranças locais.
 
Itelma, que já foi eleita por dois mandatos, pretende enfrentar nas urnas seu antigo aliado, Irmão Doda, eleito na última eleição com o apoio de Itelma. A ruptura com Doda, além de marcar uma mudança significativa na política local, preocupa a base do atual prefeito que vê seu mandato ameaçado.
 
Nas últimas eleições, Itelma teve uma forte presença na zona urbana da cidade, onde muitos acreditam que a disputa será mais intensa. No entanto, o povoado Fortuna, onde Itelma tem forte rejeição, é visto por aliados de Irmão Doda como um ponto chave para derrotar a ex-prefeita e garantir um segundo mandato.
 
Itelma foi eleita pela primeira vez em 2012, quando venceu o então prefeito Kleibson Belarmino (PSD), que buscava um segundo mandato, com 53,83% dos votos válidos. Em 2016, conseguiu se reeleger, vencendo Naldin Balbino (PHS) com 54,65% dos votos válidos. Em 2020, apoiou Irmão Doda (Cidadania), que venceu Jocélia Costa (MDB) com uma vantagem ainda maior, 58,09% dos votos.
 
Agora, os ex-aliados pretendem se enfrentar nas urnas nas eleições de 2024, uma disputa que promete ser desafiadora para os dois lados. Ambos os pré-candidatos estão cientes da importância do eleitorado de Fortuna e farão de tudo para arrancar votos um do outro.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade A

Publicidade B