Um pastor evangélico supostamente de Estreito, MA, está envolvido em uma polêmica após conversas privadas com uma mulher trans serem divulgadas nas redes sociais. A publicação, feita por ela, continha a mensagem: "Pastor onde? Esse lixo é casado, e tá enganando a mulher dele coitada! E fica conversando com outras mulheres!!!! Tô expondo ele". As mensagens revelam declarações de amor, planos para marcar um encontro e pedidos de dinheiro por parte do pastor.
Conteúdo das Mensagens:
As mensagens publicadas demonstram um flerte virtual intenso, com declarações do pastor: "Eu vou cuida de vc amor muito", "Eu quero vc no meu lado meu amor da minha vida", "Te amo" e "Vamos ser muito felizes juntos amor". Entretanto, essas declarações se misturam a pedidos de dinheiro por parte do pastor, que insiste em saber o valor e o dia de uma viagem e menciona o Pix para seu celular. Ele demonstra interesse em um encontro pessoal e pede para que ela o avise quando estiver livre. Um trecho da conversa destaca: "Estou pensando em você o tempo todo. Queria te encontrar para conversarmos com mais calma". A mulher trans, sob o pretexto de ajudar financeiramente o pastor a custear uma viagem a Goiânia para se encontrarem, na verdade, tinha a intenção de expor a hipocrisia do pastor, que, segundo sua religião, acredita que pessoas LGBT não entram no céu, além do fato de ele querer trair a esposa. Assim, ela planejou revelar publicamente essas contradições da conduta do pastor. Após a repercussão do caso a jovem apagou a postagem da sua conta do Facebook. A identidade dos envolvidos foi preservada.
Exposição de Mensagens Privadas e a Lei:
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protege a privacidade das pessoas, incluindo suas conversas privadas. Divulgar mensagens de alguém sem a permissão dele pode ser considerado um crime, com punições como multas, processos e até prisão. A gravidade da punição depende da intenção da pessoa que divulgou as mensagens e dos danos causados à outra pessoa.
É importante lembrar que, mesmo que a pessoa divulgada tenha feito algo errado, como mentir ou trair, expor suas mensagens sem consentimento pode gerar penalidades.