Rádio Toc City
no ar

Após colapso da ponte JK, ponte entre Maranhão e Piauí também precisa de manutenção urgente

Após o recente desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que ligava o Maranhão ao Tocantins, outra tem gerado preocupação: a Ponte Metálica, que liga Teresina (PI) a Timon (MA). Uma inspeção realizada pelo Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Piauí (Crea-PI) apontou a necessidade de manutenção urgente na estrutura.

A vistoria, que ocorreu entre os dias 2 e 18 de fevereiro, revelou que um dos pilares de sustentação e um dos elementos de ligação da ponte precisam de reparos imediatos. Segundo o presidente do Crea-PI, Hércules Medeiros, a situação da ponte inspira cuidados, especialmente com a chegada do período chuvoso em Teresina, que aumenta o nível do rio e o risco de erosão nas vigas da ponte.

"Verificamos que as estacas que estão embaixo do pilar P4 podem ficar em uma situação mais preocupante com as chuvas e o aumento do volume do rio. Pode acontecer erosão, principalmente nessa parte inferior dessas estacas, e causar um comprometimento maior", alertou Medeiros.

Além da manutenção, o Crea-PI recomendou a instalação de um sistema de monitoramento para verificar se está havendo algum desnível na estrutura, o que poderia indicar risco de colapso. O relatório final da inspeção será encaminhado ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a ponte é tombada.

Diante da preocupação com a segurança das estruturas viárias na região, a situação da Ponte Metálica exige atenção das autoridades para evitar que um novo desabamento aconteça. A manutenção urgente e o monitoramento constante são medidas essenciais para garantir a segurança dos usuários da ponte e preservar esse importante patrimônio histórico.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio Shopee