O Ministério Público do Tocantins acompanha uma denúncia de possíveis danos ambientais provocados pela empresa Frango Americano, em Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio, próxima ao Rio Tocantins. A investigação foi motivada por suspeitas de que as atividades do abatedouro possam estar afetando o meio ambiente.
O Naturatins foi acionado para realizar uma vistoria técnica na área que corresponde à empresa e produzir um relatório detalhado sobre a situação. Os detalhes da investigação estão sob sigilo, e até o momento não há informações públicas sobre a realização da vistoria, impactos ambientais ou punições à empresa.
A proximidade da empresa com o Rio Tocantins é um dos pontos centrais da investigação. O rio é utilizado para abastecimento de água, pesca e irrigação, sendo uma fonte de recursos essenciais para a população da região do Bico do Papagaio Sul do Maranhão e Pará.
Até agora, não há confirmação de irregularidades ou crimes ambientais. A vistoria do Naturatins será determinante para apurar se houve algum impacto ambiental e se medidas deverão ser adotadas contra a empresa.
A empresa Frango Americano ainda não se manifestou sobre a denúncia. Caso queira se pronunciar, o espaço está reservado para direito de resposta.