Uma adolescente de 14 anos, identificada como Paloma Nicole Arellano Escobedo, faleceu em Durango, México, após complicações em uma cirurgia de implante de próteses mamárias. Segundo o pai da jovem, Carlos Arellano, ele não foi informado sobre o procedimento, que teria sido realizado apenas com o conhecimento da mãe e do médico, que são companheiros.
Paloma enfrentou diversas complicações durante a cirurgia e permaneceu internada por uma semana antes de morrer, no último sábado (20/9). Durante o período, ela passou por parada cardiorrespiratória, inflamação cerebral, indução ao coma e intubação, segundo a denúncia do pai.
Carlos relatou que a mãe da adolescente teria dito que ela viajaria para a serra, alegando que a filha estava com Covid-19, um dia antes da cirurgia. Somente depois do procedimento ele foi informado que a filha estava hospitalizada em estado grave.
“Eu pensei que o quadro de Covid tivesse se complicado durante a viagem à serra”, disse Carlos em entrevista ao jornal “El Sol de México”. Ele também denunciou que a certidão de óbito apontou falsamente a morte por doença, alegando que houve tentativa de encobrir a verdadeira causa. “Eles nos entregaram o documento imediatamente. Não sei como conseguiram tão rápido”, afirmou.
Desolado, o pai apresentou queixa após o funeral da filha, alegando que havia indícios de acobertamento e exigindo investigação completa de todos os responsáveis, incluindo a mãe, o médico e o hospital. As autoridades locais confirmaram que o caso está sendo investigado.
