Rádio Toc City
no ar

Tanque de caminhão com ácido sulfúrico é retirado do fundo do Rio Tocantins após queda da ponte JK

Tanque de caminhão carregado com ácido sulfúrico sendo içado do Rio Tocantins por guindaste após resgate com balões infláveis.

O tanque de armazenamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico foi retirado do Rio Tocantins na tarde deste sábado (18), em continuidade às operações de resgate de veículos submersos após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek (JK), que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), ocorrido em dezembro de 2024.

Nesta etapa, apenas o tanque do caminhão foi recuperado. Para realizar o resgate, mergulhadores especializados instalaram balões infláveis de alta capacidade fixados ao tanque através de cabos de aço, garantindo sua flutuabilidade. Com o aumento da pressão nos balões, o tanque subiu à superfície de forma brusca, sendo posteriormente rebocado até a margem, onde permanece preso a um cabo de aço.

O tanque ainda não está em terra firme — ele emergiu e foi colocado pelos profissionais na margem do rio. A retirada completa do equipamento está prevista para segunda-feira (20). O trabalho conta com 10 mergulhadores, dentre outros profissionais.

Esta retirada se soma a operações anteriores: em setembro, o cavalinho do caminhão de portas de MDF foi resgatado, e em outubro, o bitrem de agrotóxicos e parte de outro caminhão também foram retirados do fundo do rio. Não está confirmado se as partes resgatadas anteriormente pertenciam ao caminhão que transportava ácido sulfúrico.

Ribeirinhos relataram a presença de óleo e resíduos no rio, chamando atenção para a preocupação ambiental e a necessidade de monitoramento da água. Enquanto isso, a nova ponte da BR-230 segue em construção, já com mais de 75% das obras concluídas e previsão de entrega para dezembro de 2025. Assista abaixo o momento em que o tanque emerge.

Postagem Anterior Próxima Postagem