A ponte que liga Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará, teve o bloqueio reforçado neste domingo (9) com correntes e cadeados instalados em suas extremidades. A medida foi tomada após motoristas desrespeitarem as barreiras e realizar travessias não autorizadas, além do registro do primeiro acidente na estrutura, que ainda não foi inaugurada oficialmente. Equipes de fiscalização reforçaram as grades de contenção para impedir o acesso irregular de veículos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou o bloqueio total diante do aumento das tentativas de passagem indevida. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram carros de passeio, vans, ônibus e caminhões atravessando a ponte, enquanto viaturas da Polícia Militar atuam para controlar o tráfego e evitar novas travessias irregulares.
O acidente
Segundo testemunhas, o acidente ocorreu na manhã deste domingo, no lado paraense da ponte, quando o condutor de uma motocicleta colidiu frontalmente com um carro que seguia no sentido contrário. A ponte já havia sido desobstruída por motoristas na noite de sábado (8), que retiraram as grades de proteção e atravessaram a estrutura antes da liberação oficial. Apesar do impacto, o motociclista sofreu apenas ferimentos leves, incluindo escoriações, e foi atendido por uma equipe do SAMU antes de ser encaminhado ao Hospital Municipal de São Geraldo do Araguaia para avaliação médica.
A ponte, construída sobre o rio Araguaia e localizada na BR-153, tem valor estimado em mais de R$ 200 milhões e está praticamente concluída, restando apenas a instalação dos guard rails — barreiras metálicas de proteção fixadas nas laterais da pista — e a implantação do sistema de iluminação, além de testes de segurança. A sinalização horizontal foi finalizada no sábado (8), garantindo que os últimos ajustes da obra ainda precisem ser concluídos antes da liberação oficial.
A travessia entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia segue sendo feita por balsas, e o uso antecipado da ponte por condutores tem ocorrido, em parte, para evitar o pagamento da passagem. O DNIT reforça que a ponte deve ser oficialmente liberada para tráfego até dezembro, após a conclusão de todos os testes de segurança e ajustes finais.
A obra é considerada estratégica para a integração entre Tocantins e Pará, facilitando o transporte de pessoas e cargas e reduzindo a dependência das balsas, mas o uso irregular da estrutura antes da inauguração representa risco à segurança de condutores e passageiros.
