Um homem de 48 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (9), na zona rural de Luzinópolis, no norte do Tocantins, após atirar contra o cachorro do vizinho e ser flagrado com armas de fogo e munições ilegais. A prisão foi realizada por equipes da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM), que atenderam à denúncia do tutor do animal.
Segundo o relato, o morador ouviu um disparo de arma de fogo e encontrou seu cão ferido com perfurações. Ao verificar o entorno, viu o vizinho segurando uma espingarda e acionou imediatamente a Polícia Militar.
Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito já havia fugido. Durante as buscas nas proximidades da residência, os militares encontraram duas espingardas artesanais, sendo uma calibre 28 e outra calibre 36, além de materiais usados para recarga de cartuchos, como chumbos, espoletas, pólvora e fibra. Todo o armamento foi apreendido.
Após diligências, o homem foi localizado na zona urbana de Luzinópolis e preso em flagrante. Ele foi levado à Delegacia da Polícia Civil de Tocantinópolis, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo e maus-tratos a animal, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.
O cachorro ficou ferido pelo disparo, mas a Polícia Militar não informou detalhes sobre o estado de saúde do animal.