Rádio Toc City
no ar

Ministério Público apura nepotismo na pasta da Educação em Tocantinópolis

O Ministério Público instaurou investigação para apurar possível nepotismo no âmbito da Secretaria de Educação de Tocantinópolis, no norte do Tocantins. O caso envolve o secretário executivo da pasta, Vanderly Ferreira da Conceição, e sua mãe, Raimunda Ferreira Barroso da Conceição, contratada como professora temporária da rede municipal.

A investigação se baseia na suspeita de nepotismo, que ocorre quando um gestor público favorece parentes em nomeações ou contratações dentro da administração. No caso, embora Vanderly Ferreira seja secretário executivo e não o chefe máximo da pasta, a contratação de sua mãe, Raimunda Ferreira, dentro da mesma secretaria levanta suspeita de favorecimento, já que ele ocupa um cargo de confiança ligado diretamente à gestão da pasta.

Segundo o Ministério Público, a contratação ocorreu cerca de dois meses após Vanderly assumir o cargo de secretário executivo, que é subordinado à secretária municipal de Educação, Marly Pereira Monteiro Fonseca, responsável também pela gestão do Fundo Municipal de Educação.

A investigação, conduzida pelo promotor de Justiça Saulo Vinhal da Costa, inclui a coleta de informações detalhadas sobre vínculos familiares, casamento, relações laborais, cargos públicos, funções comissionadas, convênios, contratos, estatutos sociais e eventuais ligações entre Vanderly, sua mãe Raimunda Ferreira e a secretária Marly Fonseca. O MP também requisitou que todas as diligências pendentes sejam atendidas no prazo de 30 dias.

Os envolvidos foram notificados a prestar esclarecimentos dentro do mesmo prazo, para tomarem ciência da investigação e esclarecerem os fatos. O procedimento busca apurar se houve favorecimento na contratação e se a situação configura nepotismo dentro da pasta da Educação da prefeitura de Tocantinópolis.

Postagem Anterior Próxima Postagem