A Justiça Eleitoral da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis determinou a cobrança de uma multa de R$ 5 mil contra a ex-prefeita de Santa Terezinha do Tocantins, Itelma Belarmino de Oliveira Resplandes (MDB), após ela não pagar a penalidade aplicada por propaganda eleitoral irregular durante a campanha de 2024.
Itelma, que governou Santa Terezinha por dois mandatos e tentou voltar ao cargo no último pleito, foi derrotada nas urnas pelo atual prefeito Irmão Doda (Republicanos).
A multa foi aplicada porque a então candidata divulgou em seu perfil de Instagram um vídeo de comício com a participação do deputado estadual Jair Farias (MDB), utilizando uma conta que não havia sido registrada oficialmente junto à Justiça Eleitoral, como exige a legislação.
A ex-prefeita foi formalmente intimada pela Justiça Eleitoral no dia 8 de agosto, com prazo de 30 dias para realizar o pagamento ou solicitar parcelamento da multa. O prazo terminou em 7 de setembro e, como não houve quitação, a execução da penalidade foi iniciada na segunda-feira 6 de outubro, com atualização do débito, juros e possibilidade de medidas adicionais, incluindo o bloqueio de valores e a inclusão da devedora em cadastros de inadimplentes.