A cerimônia de inauguração da ponte sobre o rio Araguaia que liga Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará, está acontecendo neste momento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra, considerada estratégica para o desenvolvimento da região Norte, é apresentada ao público durante a transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira. Assista abaixo:
O projeto da ponte foi lançado ainda no governo do ex-presidente Michel Temer, e a ordem de serviço só foi assinada em 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro, com investimento inicial estimado em R$ 132 milhões. A obra passou por diferentes fases de execução e enfrentou atrasos judiciais e ambientais, especialmente no lado paraense, antes de ser concluída.
No final de 2022, a ponte já apresentava mais de 80% de execução. No entanto, durante o governo Lula, foram quase três anos de espera para a construção das cabeceiras e das vias de acesso, essenciais para permitir o tráfego seguro e completo sobre a estrutura.
A estrutura principal da ponte foi finalizada em 2024, com investimento de R$ 204,2 milhões. Os acessos, com 2.010 metros de extensão — 1.700 metros no Tocantins e 310 metros no Pará —, receberam R$ 28,6 milhões, incluindo terraplenagem, gabiões, colchão drenante e bueiro celular, além da pavimentação e sinalização. A conclusão permitiu a liberação do tráfego e eliminou a necessidade de travessia por balsa, garantindo mais segurança e agilidade aos motoristas da BR-153.
O superintendente regional do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Garcia, ressaltou que a ponte será um vetor de desenvolvimento e integração, facilitando o transporte de grãos, gado e insumos agrícolas, reduzindo custos logísticos e fortalecendo o comércio entre Tocantins e Pará.
Com investimento total final de R$ 232,8 milhões e apoio do Novo PAC, a ponte integra o corredor logístico da BR-153, um dos principais eixos rodoviários do país, e representa uma das obras de infraestrutura mais importantes da região Norte. Também estão previstas obras complementares, como ruas marginais em ambos os municípios e um contorno viário em Xambioá, destinado a reduzir o tráfego pesado na área urbana.
