As obras da nova ponte sobre o Rio Tocantins, localizada na BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), seguem avançando. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os serviços já alcançaram 20% do total previsto no contrato.
Até o momento, foram executadas 16 fundações e 12 pilares da estrutura. Atualmente, as equipes trabalham na construção de mais uma fundação e seis pilares. A previsão é de que essa fase seja finalizada até o fim de junho. Em seguida, terão início os serviços de implantação das vigas travessas e dos elementos pré-moldados, como pré-lajes e vigas, totalizando 2.088 pré-lajes e 45 vigas, o que deve contribuir para maior rapidez na execução da obra.
A nova ponte, que substituirá a atual estrutura, faz parte de um investimento de R$ 171,9 milhões do Governo Federal. Com 630 metros de comprimento e 19 metros de largura, a travessia terá duas faixas de rolamento com 3,6 metros cada, dois acostamentos de três metros, barreiras de proteção tipo New Jersey, passeios para pedestres e guarda-corpos nas extremidades.
O projeto está sendo executado em parceria entre o DNIT e o consórcio responsável, com previsão de conclusão em até um ano. A nova ponte promete melhorar a fluidez do tráfego na região e reforçar a ligação entre os estados do Maranhão e Tocantins, além de representar um importante avanço na infraestrutura viária da região Norte do país.