A Prefeitura de Estreito, no Sul do Maranhão, divulgou na tarde desta quinta-feira (21) uma nota de esclarecimento após a deflagração da Operação Lei do Retorno, conduzida pela Polícia Federal, que teve como um dos alvos o prefeito Léo Cunha (PL). A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em sua residência e na sede do Executivo municipal.
No comunicado, a administração informou estar ciente da operação e negou qualquer indício de irregularidade relacionado à atual gestão. A nota ressalta que a Prefeitura atua de forma comprometida com a legalidade, a ética e a transparência no uso dos recursos públicos, destacando que todas as políticas municipais têm como prioridade o interesse coletivo da população de Estreito.
O texto também afirma que a gestão está à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários e que continuará colaborando de maneira plena com o andamento das investigações.
“Reforça-se a confiança no trabalho das instituições responsáveis e o compromisso de seguir trabalhando com seriedade, responsabilidade e respeito ao cidadão”, diz a nota oficial assinada pela Prefeitura.
A operação da Polícia Federal investiga o suposto desvio de cerca de R$ 50 milhões do Fundeb em cidades do Maranhão entre 2021 e 2025. Além do prefeito Léo Cunha, foram alvos da ação a deputada estadual Daniella (PSB), o ex-prefeito de Caxias e atual secretário de Agricultura do estado, Fábio Gentil, e a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio (MDB), entre outros gestores e ex-servidores.
Até o momento, a PF já apreendeu aproximadamente R$ 2,5 milhões em valores, veículos e documentos.
Confira a nota de esclarecimento na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Estreito vem a público informar que está ciente da operação realizada pela Polícia Federal no município e esclarece que não há qualquer indício de irregularidade ou de má aplicação de recursos públicos relacionados à atual gestão.
Reafirma que a administração municipal atua com total compromisso com a legalidade, a ética e a transparência na condução dos recursos e politicas públicas, sempre priorizando o interesse coletivo da população estreitense. Destaca, ainda, que a Prefeitura permanece inteiramente à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, colaborando de forma plena com o andamento da operação.
Por fim, reforça sua confiança no trabalho das instituições responsáveis e renova o compromisso de seguir trabalhando com seriedade, responsabilidade e respeito ao cidadão.
