Rádio Toc City
no ar

Caminhoneiro é flagrado com 27 comprimidos de "rebites" enquanto transportava 61 mil litros de etanol em Porto Franco

Caminhoneiro é flagrado com rebite escondido na meia durante transporte irregular de 61 mil litros de etanol em Porto Franco, no Maranhão.

Um caminhoneiro foi flagrado na noite de domingo (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando cerca de 61 mil litros de etanol anidro na BR-010, em Porto Franco, no sul do Maranhão, enquanto portava 27 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como “rebites”.

A abordagem ocorreu por volta das 22h, no km 156 da rodovia, em frente à Unidade Operacional da PRF. O veículo, composto por caminhão-trator e dois semirreboques, com comprimento total de 25,6 metros, circulava em horário proibido pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que restringe a circulação de combinações de veículos de carga acima de 19,80 metros entre as 18h e 6h.

Durante a fiscalização, os agentes verificaram o disco tacógrafo e constataram que, nas últimas 36 horas, o motorista havia descansado apenas 8 horas e 30 minutos, distribuídos em oito paradas, sendo a mais longa de 2 horas e 40 minutos. O período está em desacordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (ADI 5322/DF), que determina o mínimo de 11 horas ininterruptas de repouso por dia para motoristas profissionais.

Além da jornada irregular, a carga era considerada de alto risco, já que o etanol é altamente inflamável. O veículo também não possuía a Autorização Especial de Trânsito (AET), documento obrigatório para esse tipo de transporte. Os comprimidos estavam escondidos na meia do condutor.

O caminhoneiro foi autuado por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também respondeu pelo crime de porte de droga para consumo próprio. A PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o motorista se comprometeu a comparecer em juízo quando for intimado.

Postagem Anterior Próxima Postagem