Segundo o DNIT, todas as 24 fundações e os 26 pilares da nova ponte já foram concluídos. Atualmente, estão sendo produzidas no próprio canteiro de obras as 45 vigas pré-moldadas que irão compor a travessia. Outras etapas em andamento incluem a instalação das pré-lajes e a execução das aduelas de disparo do chamado balanço sucessivo – método técnico adotado para viabilizar a construção de grandes vãos sem apoio no solo, utilizando segmentos que avançam a partir dos pilares centrais. Assista no final do texto o vídeo divulgado pelo DNIT sobre o andamento da obra.
Com previsão de entrega em um ano a partir da assinatura do contrato emergencial, a nova ponte terá 630 metros de extensão e 19 metros de largura, superando as dimensões da estrutura anterior. A travessia contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, acostamentos de 3 metros, barreiras de proteção tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em ambas as laterais do tabuleiro.
Além de ampliar a capacidade de tráfego, a ponte modernizada promete maior segurança e conforto para motoristas e pedestres, sendo estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial entre o Tocantins e o Maranhão.
Enquanto a nova ponte não é concluída, o DNIT mantém em funcionamento a travessia por balsas. No último fim de semana, foi finalizado o segundo atracadouro para balsas no local, totalizando agora quatro estruturas: duas em Estreito (MA) e duas em Aguiarnópolis (TO).
Atualmente, operam quatro balsas — duas voltadas ao transporte de veículos leves e duas destinadas a veículos pesados. Essa ampliação reduziu significativamente o tempo de espera para a travessia, melhorando o fluxo de veículos na região.
Além disso, o DNIT pavimentou uma segunda via de acesso aos atracadouros, separando os fluxos de veículos pesados e leves, o que aumentou a segurança e a eficiência no embarque e desembarque.
O vídeo a seguir mostra detalhes do andamento da obra. Confira: