Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que vivem em 44 cidades do Tocantins, entre elas Ananás e Riachinho, já podem solicitar gratuitamente o kit da nova parabólica digital. O benefício inclui antena, receptor e instalação sem custo, dentro do programa Brasil Antenado, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com a Anatel.
Segundo a Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela execução do projeto, cerca de 41 mil famílias estão aptas a participar nesta etapa, chamada Fase B, que contempla também municípios do Maranhão, Pará, Piauí e Roraima. O objetivo é ampliar o acesso à televisão aberta digital e garantir que famílias em situação de vulnerabilidade social possam continuar assistindo aos canais gratuitos após o desligamento do sinal analógico.
De acordo com o CEO da EAF, Leandro Guerra, a nova tecnologia assegura mais qualidade de imagem e som, além de promover inclusão social. “O acesso à informação é um direito essencial, e nosso propósito é garantir que todas as famílias tenham esse benefício de forma gratuita”, afirmou.
Os interessados podem realizar o agendamento pelo site brasilantenado.org.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404, que também funciona via WhatsApp. O atendimento abrange o fornecimento do kit completo e a instalação feita por profissionais credenciados, inclusive em televisores mais antigos.
O Brasil Antenado é dividido em três fases e deve alcançar 323 municípios de 16 estados, totalizando mais de 680 mil famílias beneficiadas em todo o país.
No Tocantins, os municípios contemplados nesta etapa são:
Abreulândia, Alvorada, Ananás, Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Centenário, Chapada da Natividade, Conceição do Tocantins, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Itacajá, Itapiratins, Jaú do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Marianópolis do Tocantins, Muricilândia, Novo Jardim, Palmeirante, Paranã, Pau D’Arco, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Rio Sono, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Silvanópolis, Taipas do Tocantins e Tupiratins.
A expectativa do governo federal é que, até o fim de 2026, todas as regiões com sinal analógico sejam atendidas e as famílias passem a contar com o sinal digital, que oferece melhor estabilidade e qualidade de transmissão.
